segunda-feira, 15 de Junho de 2009

Conceitos sobre Coreografia Gospel


DEFINIÇÃO (gospel)

É um conjunto de gestos corporais que visam expressar o sentido da música (e não só), de forma que mesmo sem cantar ou falar, as pessoas consigam compreender o que se está exprimindo.


Obs.: O uso da Mímica


OBJECTIVOS


Dinamizar a música
Aumentar a expressão musical
Complementar a música
Motivação pessoal
Louvor e Adoração
Ganhar pessoas ligadas a esta área e não só


JÚBILO E CELEBRAÇÃO
Júbilo: Alegria excessiva, contentamento expansivo. Alegria expressa com sorrisos, gritos e gestos.

Celebração: Cantar acompanhado de mais variadas formas de expressão, batendo palmas, gesticulando, pulando e dançando.
Obs.: O povo de Deus no Antigo Testamento dançava em suas festas com atitude pura diante do Senhor.

REGRAS BÁSICAS


Decência (tanto no vestuário como na própria dança, na expressão, etc.)
Coordenação (de passos, gestos, expressão, etc.)
Indumentária adequada ao estilo e ritmo da música
Espontaneidade e criatividade
Concentração
Autenticidade
Expressão corporal e facial
Sensibilidade corporal e facial

"Decência"

É importante que haja decência na coreografia, tanto no vestir como na própria arte. Existem estilos que definitivamente não devem ser apresentados na igreja e em nenhum outro lugar se se tratar de cristãos, por serem formas de provocação carnal, e de proveniência maligna, ou ainda inspiração demoníaca.
A decência é importante pelo facto de que o corpo do respectivo coreógrafo é templo do Espírito Santo, outro motivo é a própria natureza de alguns gestos que levam o coreógrafo a deitar-se no chão, ajoelhar, levantar pés e mãos, saltar e outros formas de expressão corporal que devem ser prevenidas com um traje decente.

"Coordenação"

A coordenação de gestos, passos, expressão é uma das mais importantes advertências para coreografia com excepção de coreografias livres em que cada coreógrafo do grupo se dedica a fazer o que lhe apraz dentro dos limites de estilo determinado.
Basta um único componente gesticular diferente, dar passos diferentes, expressar diferente para tirar a coordenação e sincronia da coreografia. Há o caso particular de coreografias em que cada membro tem sua parte específica, fazendo deste jeito diferente dos demais; é importante não confundir.

"Espontaneidade e criatividade"


Espontaneidade e criatividade: A coreografia não se resume simplesmente naquilo que se aprende, o coreógrafo deve ser criativo e espontâneo, deve ser capaz de em qualquer coisa que ouvir, e der para coreografar, assim o fazer. Precisa deixar o seu corpo ser levado pela força da expressão e pelo prazer da alma.

"Concentração"

A concentração é outro factor de extrema importância, não obstante eu deixar-me levar pela música, preciso de muita concentração. Dance com a alma e com a consciência.

"Autenticidade"

O coreógrafo deve ser autêntico. Significa que deve haver realidade e verdade naquilo que faz, ainda que o esquema não seja de sua autoria, precisa demonstrar autenticidade.

"Expressão corporal e facial"


A expressão corporal e facial é o que faz a coreografia. O coreógrafo deve ser capaz de impressionar aquele que vê, fazer chorar, rir, trazer emoção ao local, consoante ao estilo de música e tipo de coreografia. Cada palavra possui a sua expressão característica, tanto facial como corporal, deve haver estilo se necessário, agressividade (no bom sentido) se necessário, suavidade se necessário, chorar se necessário, rir se necessário, desfalecer se necessário, etc, etc.

"Sensibilidade"


Sensibilidade é o que não pode faltar numa coreografia. O coreógrafo deve ser sensível á música, ás palavras, aos próprios movimentos do corpo.


DANCE COM INTENSIDADE!!!!

Bençãos Mil!!!

10 comentários:

  1. PAZ DO SENHOR, GOSTEI MUITO DESSA POSTAGEM E SE NÃO SE IMPORTA VOU COLOCAR NO MEU BLOG TAMBM!
    ADFAXINAL.COM.BR/GESTOS
    ESPERO SUA VISITA ABRAÇOS!
    FERNANDA

    ResponderEliminar
  2. RAYSSA

    PAZ AMADOS!! OBG PELAS INFORMAÇÕES FOI BENÇÃO,
    CADA DIAS MAIS TENTO BUSCA MAIS DE DEUS
    E APRENDER COISAS NOVAS ASSIM COMO TODOS VCs FIKE NA PAZ TODOS E QUEM QUISE FALAR COM MIGO DEIXAR UMA PALAVRA DE DEUS PRA MINHA VIDA MEU MSN AQUI>> SINHARAYS_RAYSSA@HOTMAIL.COM ESTAREI A ESPERA FIKE COM DEUS

    ResponderEliminar
  3. Que Deus vos abençoe grandemente,pois tudo bem explicado e objetivo!Sou coordenadora de uma equipe de meninas orfãs em Curitiba e estou montando uma apostila e vcs me ajudaram bastante com essa matéria obrigada e continuem nesse propósito!!Deus vos abençoe sempre...bjin

    ResponderEliminar
  4. A paz!

    Tbm tenho um blog de coreografia é novo. Se poderem dar uma olhadinha e comentar agradeço. amei o blog de vcs!

    ResponderEliminar
  5. A paz do senhor!

    Gostei muito desse blog,tem muita coisa na qual me identifico, estou começando um blog do nosso grupo,o Shekináh,se possível gostaria que desse uma olhadinha,obrigada bjus!

    ResponderEliminar
  6. A paz do Senhor! Gostei muito do artigo. Participo de um grupo de Coreografia (Adorando ao Rei) e gostaria de pedir pra colocar este artigo que servirá de ensino no blog do nosso grupo.http://juntosadorandoaorei.blogspot.com/
    desde já obrigada! Xeiro no coração!

    ResponderEliminar
  7. amo muito dancar coreografia e espero que vcs tambem.afinal tenho maior prazer em adorar a DEUS.

    ResponderEliminar
  8. Paz do Senhor Jesus, gostei das orientações, entre encontato por favor mandando mais dicas, meu email é fernandabcneves@yahoo.com , bjs e até lá.
    Fernanda Camargo

    ResponderEliminar
  9. olá gostei muito no seu grupo de coreografia que deus abençoi cada dia mais meu nome é vitoria e também tenho um ministério de coreografia face a face deus abençoi vc e a todos do seu grupo

    ResponderEliminar
  10. gosteei desse karaioo nao!!!Eu esperava q vc mostrasse uns passos

    ResponderEliminar